FilteBahia 2021 debate produção cênica através do meio virtual durante a Pandemia

0
62

Começou nesta segunda-feira, 22.10, o  FilteBahia 2021 – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, que será realizado até 28 de novembro de forma online e gratuita, com transmissão pelo YouTube Filte Bahia. Dentro da programação do festival também será realizado o CICBAHIA – IX Colóquio Internacional Cênico da Bahia 2020, que tem como tema “Artes da Cena: Visões do Agora e Curadorias do Presente”, e pretende debater as formas de produção através do meio virtual, fenômeno provocado pelo isolamento durante a Pandemia. 

A programação de palestras e rodas de conversa está dividida de acordo com os seguintes temas: “Visões do Agora”, “Curadorias do Presente” e “Registros para o Futuro”. E, entre os convidados, estão Mariana Muniz (MG), Andreia Duarte (SP), Dodi Leal (BA), Ivani Santana (BA), Any Luz (Colômbia), Leonardo Sebiani (BA), Gilsamara Moura (BA), Francis Madson (AM), Pedro Vilela (Brasil/Portugal), Taciano Soares (AM), Daniele Avila Small (RJ), Adriana la Selva (Brasil/Bélgica) e Patrick Campbell (Inglaterra).

A série de diálogos, que acontece de 22 a 24 de novembro, das 9h às 12h (ingressos devem ser retirados por meio da plataforma Sympla), é uma parceria entre o Oco Teatro Laboratório e o PPGAC – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

Outra ação fundamental realizada pelo FilteBahia é o NORTEA – Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste, um encontro entre companhias de teatro nordestinas que tem como objetivo a troca de experiências e a reflexão a partir dos trabalhos desses artistas, que acontece  A cada dia acontece uma ou mais “desmontagens”, seguidas de debates com os demais artistas. A programação, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, das 14h às 16h (inscrição por meio da plataforma Sympla), conta com a participação dos grupos Carmin (RN), Magiluth (PE), Clowns de Shakespeare (RN) e Teatro Máquina (CE). 

Oficinas e Intercâmbios

A programação do FilteBahia 2021 ainda conta com oficinas e laboratórios. As atividades são transmitidas pelo Zoom e as inscrições são feitas por meio da plataforma Sympla. Confira mais informações em www.filte.com.br/. Os artistas Thiago Bresani (DF) e Soledad García (Argentina), da Cia Lumiato, realizam a oficina “Poéticas contemporâneas no Teatro de Sombras” nos dias 24 e 25 de novembro, das 14h às 16h. 

Já a dupla Adriana La Selva e Patrick Campbell ministra a atividade “Parlamento das Práticas – Nossa Família Profissional” no dia 25 de novembro, das 9h às 12h; e Roberta Nascimento comanda “Parlamento das Práticas – Corrente de Diálogos Performativos”, no dia 26, no mesmo horário. E Nascimento ainda está à frente da oficina “Performance feita com sangue, suor e fúria: o corpo como dispositivo de criação e contestação”, nos dias 24 e 25, das 19h às 21h.

FilteBahia 2021 – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia é realizado pelo Coletivo Oco Teatro Laboratório e reúne na mostra de espetáculos artistas de 18 grupos nacionais e internacionais, com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Os críticos Dodi LealLorenna Rocha e Valmir Santos irão acompanhar a programação a fim de produzir um material reflexivo sobre o festival.

Confira a programação completa – https://bit.ly/3c214yN

FICHA TECNICA FILTEBAHIA 2021

Direção artística: Luis Alonso-Aude. Direção de produção: Rafael Magalhães. Coordenação Geral: Renata Berenstein. Curadores: Danieli Ávila Small, Francis Wilker e Luis Alonso-Aude. Idealização: Oco Teatro e Aude Produções. Realização: Carranca Produções Artistica. 

“O FILTEBAHIA – Festival Internacional Latino Americano de tetro da Bahia tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia”.

Serviço:

FILTEBAHIA 2021 – FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA

De 22 a 28 de novembro de 2021

Grátis. 100% Online

Consulte a programação completa no site www.filte.com.br/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here