
Durante o mês de agosto, em alusão à campanha Agosto Lilás, a Secretaria de Promoção Social e Cultura, por meio dos CRAS, em parceria com o CRAM, o CREAS e a Secretaria de Saúde, por meio das ESF, realizou ações comunitárias abertas ao público em geral, por meio de rodas de conversa que abordaram a importância do enfrentamento à violência contra a mulher e os serviços ofertados pela rede socioassistencial.
Com o lema “Você não está sozinha”, as ações contaram com a participação de assistentes sociais, advogadas, psicólogas, enfermeiras e demais integrantes das equipes técnicas dos equipamentos, além da comunidade. O público estimado foi de mais de 200 pessoas, em sua maioria mulheres, contando também com familiares e usuários da rede socioassistencial.
As ações ocorreram nas seguintes datas e locais:
20 de agosto – CRAS Vila Vargas
21 de agosto – CRAS Ulisses Guimarães
27 de agosto – CRAS Castelinho
28 de agosto – CRAS Liberdade
A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, em todas as esferas e âmbitos sociais, informar sobre os diferentes tipos de violência e divulgar os canais de denúncia. Além disso, buscou fortalecer a rede de proteção social e orientar a comunidade quanto à importância da prevenção e do apoio às vítimas.
Os índices de violência contra a mulher, tanto no Brasil quanto no mundo, continuam sendo alarmantes, o que reforça a importância de campanhas como o Agosto Lilás. Essas ações têm o papel de sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade coletiva no enfrentamento da violência, além de divulgar os serviços disponíveis no município e fortalecer as redes de apoio e proteção às mulheres.
A política de proteção à mulher está presente em todas as áreas e departamentos da gestão pública. Ela se articula com a Política de Assistência Social, por meio do SUAS, e também com a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, entre outras iniciativas. Além disso, reforça os princípios e mecanismos estabelecidos pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e, no âmbito local, encontra respaldo na Lei Municipal nº 1.043/2018, que fortalece as ações de enfrentamento à violência contra a mulher na nossa cidade.
Por meio dessas ações, a Prefeitura Municipal leva informação, acolhimento e orientação diretamente aos territórios de abrangência dos CRAS, aproximando ainda mais os serviços de assistência social da população. Além disso, fortalece a rede de proteção às mulheres e incentiva a denúncia, mostrando que nenhuma mulher em situação de violência está sozinha.
CRAS Vila Vargas:


















CRAS Ulisses Guimarães:



















CRAS Castelinho:
















CRAS Liberdade:













Por: Brian Ferreira / Fotos: Júnior Origem
O post Campanha Agosto Lilás mobiliza rede de proteção e conscientização no município apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.