22 C
Prado
terça-feira, 1 - julho, 2025
Home Blog

Fluminense derruba Inter e se garante nas quartas do Mundial de Clubes

0


Logo Agência Brasil

O Fluminense mostrou poder de decisão e muita organização para derrotar a Inter de Milão (Itália) por 2 a 0, na tarde desta segunda-feira (30) no Bank of America Stadium, em Charlotte, para se classificar para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes que está sendo disputada nos Estados Unidos.

Notícias relacionadas:

Após derrotar o atual vice-campeão da Liga dos Campeões, o Tricolor das Laranjeiras aguarda o confronto entre o Manchester City (Inglaterra) e o Al-Hilal (Arábia Saudita), que será jogado a partir das 22h (horário de Brasília) desta segunda, para conhecer o seu próximo adversário na competição.

Tendo pela frente uma das equipes mais poderosas do Velho Continente, o técnico Renato Gaúcho optou por armar o Fluminense com o mesmo esquema tático da Inter de Milão, um 3-5-2 com uma linha de três zagueiros e sem pontas no ataque.

Com a bola rolando, ficou claro que o Tricolor das Laranjeiras teria dificuldades para controlar as ações de uma equipe claramente mais forte fisicamente. Porém, desde o primeiro minuto, os atletas do Fluminense mostraram muita aplicação para impedir as ações ofensivas do adversário com uma proposta de marcação baseada nas perseguições individuais. Além disso, o time brasileiro foi eficiente no ataque e, logo aos 2 minutos do primeiro tempo, abriu o placar.

O volante Martinelli ganhou dividida com De Vrij e tocou na ponta direita para o colombiano Arias, que cruzou para a área. A bola desviou em Bastoni e acabou sobrando para Cano dentro da área. E o centroavante argentino desviou de primeira de cabeça para abrir o placar em seu jogo de número 200 pelo Fluminense.

A partir daí, a Inter de Milão tentou sair mais para o ataque, mas esbarrou em uma defesa tricolor que não dava descanso aos atacantes do time italiano. E quando o time europeu conseguia criar algo, o goleiro Fábio brilhou com defesas importantes.

Na etapa final as duas equipes acabaram diminuindo o ritmo, e os espaços começaram a aparecer. Desta forma o vice-campeão europeu passou a chegar com mais perigo. Porém, não teve competência para transformar em gols as oportunidades criadas.

Já o Fluminense voltou a ser efetivo aos 47 minutos do segundo tempo, quando Hércules dominou bola má-afastada por De Vrij, avançou em velocidade e bateu colocado para superar o goleiro Sommer. A partir daí o Tricolor teve apenas que aguardar o apito final para garantir a presença nas quartas do Mundial de Clubes.

Bia Haddad e João Fonseca estreiam bem e vão a 2ª rodada de Wimbledon

0


Logo Agência Brasil

A segunda-feira (30) teve dose dupla de alegria para os tenistas brasileiros Beatriz Haddad Maia e João Fonseca. Além de começarem o dia mais bem posicionados no ranking mundial – Bia em 20º lugar e João em 54º – eles estrearam com vitória na principal chave do Torneio de Wimbledon, em Londres (Inglaterra) e avançaram à segunda rodada. A paulista de 29 anos despachou a eslovaca Rebecca Sramkova (34ª) na primeira rodada, com vitória por 7/6 (9-7) e 6/4. Já o carioca de 18 anos superou o anfitrião Jacob Fearnley (51º) por 3 sets a 0 – parciais de 6/4, 6/1 e 7/6 (7-5) – em sua primeira partida como tenista profissional no Grand Slam londrino, disputado em piso de grama.  O trunfo na Quadra 1 do All England Club, foi o terceiro do brasileiro sobre o britânico apenas neste ano.

Ambos voltam à quadra na próxima quarta (2 de julho), em horários ainda a serem definidos pelos organizadores. Na segunda rodada Bia terá pela frente a húngara Dalma Galfi (110ª posição no ranking) e o João enfrentará o norte-americano Jenson Brooksby (51º).

 A um mês de completar 19 anos, João tornou-se nesta segunda (30) o segundo tenista mais jovem sul-americano a vencer na chave de simples de Wimbledon – o primeiro foi o argentino Juan Martin Del Potro (2007).

Antes mesmo de saber quem seria seu adversário na segunda rodada, João Fonseca revelou durante coletiva de imprensa como é sua preparação para as competições.

“Gosto de me concentrar em mim mesmo, nas coisas que posso controlar, no que é certo. Obviamente, meus treinadores me ajudam muito quando se trata de estudar meus adversários, assistir às suas partidas recentes na grama e algumas estatísticas, ou até mesmo a partida que eles jogaram um contra o outro. No dia anterior, geralmente nos sentamos para planejar uma estratégia, então é hora de treinar primeiro. Eles definitivamente me ajudarão a me concentrar nas coisas em que preciso me concentrar. Talvez eu assista a essa partida também [a da estreia de Brooksby contra o holandês Tallon Griekspoor, também nesta segunda] , embora eu geralmente me concentre apenas na minha”, detalhou o jovem, que despontou como fenômeno do tênis mundial no início deste ano.  

Duplas com brasileiros estreiam quarta

Campeãs no piso de grama do WTA 250 de Nottinghan (Inglaterra) no último domingo (22), Bia Haddad e a alemã Laura Siegemund chegarão embaladas na estreia contra as contra as norte-americanas Hailey Baptiste e Caty McNally.

Recém-campeãs no saibro do WTA de Estrasburgo (França) a parceria da paulista Luisa Stefani com a húngara Timea Babos disputarão a primeira rodada contra a dupla da romena Jaqueline Cristian com a belga Magali Kempen. Antes, neste sábado (28), Stefani e Babos disputam as semifinais do WTA 500 de Bad Homburg (Alemanha) contra a parceria da ucraniana Lyudmyla Kichenok com a australiana Ellen Perez. O início da partida está previsto para às 6h30 (horário de Brasília). 

Na disputa masculina são três duplas, sendo que uma 100% verde e amarela, formada por Marcelo Melo e Rafael Matos. Eles enfrentarão na estreia a parceria do compatriota Orlando Luz com o croata Ivan Dodig.

Já a primeira rodada da dupla do carioca Fernando Rombolli com o australiano John-Patrick Smith (AUS) será contra os norte-americanos competira com os norte-americanos Mackenzie McDonald e Alex Michelsen.

Quem também enfrentará norte-americanos na estreia será a parceria do gaúcho Marcelo Demoliner com o argentino Guido Andreozzi. Eles enfrenarão Christian Harrison e Evan King.

Atleta Wanda dos Santos morre aos 93 anos em São Paulo

0


Logo Agência Brasil

A atleta olímpica Wanda dos Santos morreu nesta segunda-feira (30) na capital paulista. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Wanda, que esteve em Helsinque em 1952, e em Roma, em1960, foi uma das primeiras atletas negras a defender o Brasil em Jogos Olímpicos.

“Recordista de medalhas de ouro no Troféu Brasil, com 48 triunfos ao longo de duas décadas. Nenhuma atleta ganhou tanto quanto ela. Nenhuma deixou uma marca tão profunda nesse campeonato”, escreveu a confederação em suas redes sociais. “Mas Wanda foi muito mais do que números. Foi mulher, negra, atleta em um tempo em que isso tudo, junto, era sinônimo de resistência. E ela resistiu”, completou a CBAt.

Notícias relacionadas:

A confederação lembrou ainda que Wanda defendeu o país em Jogos Pan-Americanos e atuou em clubes como o São Paulo, o Palmeiras e o Floresta (Espéria). “Wanda foi pioneira. Foi gigante. E será eterna”, escreveu a entidade.

Em nota publicada em seu site, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) destacou que Wanda dos Santos “foi uma estrela do esporte brasileiro” e que “sua memória permanecerá viva na história olímpica brasileira, inspirando futuras gerações de atletas”.

“Jogou basquete e conseguiu grandes resultados no atletismo. Foi destaque nas provas de 80 metros com barreira e no salto em distância”, escreveu o COB, que também destacou a sua participação nas Olimpíadas. “Wanda participou de duas edições dos Jogos Olímpicos, em Helsinque, em 1952, e também em Roma, em 1960. Durante sua participação na competição em Helsinque, Wanda quebrou o recorde sul-americano dos 80m com barreiras”, diz o texto.

Em seu site oficial, o São Paulo lamentou a morte de Wanda e publicou fotos da atleta com a camisa do clube. “Nascida em São Paulo no dia 27 de dezembro de 1931 (foi oficialmente registrada em cartório no dia 1º de junho de 1932), Wanda foi um dos maiores ícones do esporte da história do São Paulo e do atletismo brasileiro”, escreveu o clube.

“Verdadeira atleta, no sentido amplo da palavra, Wanda dos Santos praticou de tudo um pouco – voleibol, handebol e basquetebol (jogou no Ypiranga) – antes de se aventurar no atletismo e obter grandes resultados que a levaram ao cenário internacional. Ela conquistou a medalha de bronze no salto em distância no Pan-Americano de Buenos Aires, em 1951, antes de tomar parte nos Jogos Olímpicos de 1952. Em Helsinque, Wanda teve uma participação muito honrosa”, destacou o São Paulo.

Segundo o clube, o corpo da atleta será velado no Cemitério São Pedro, na Avenida Francisco Falconi, 837, na Vila Alpina nesta terça-feira (1º), das 10h às 14h.

“Com a bagagem de ter disputado também os Jogos Pan-Americanos de 1955, no México (onde obteve a medalha de bronze) e de 1959, em Chicago (medalhista de prata!), Wanda dos Santos retornou aos Jogos Olímpicos em 1960 como a única mulher da delegação brasileira. Na disputa dos 80 metros com barreiras, não conseguiu passar da primeira eliminatória, mas o simples fato de ter disputado duas Olimpíadas já a torna uma das gigantes da história do atletismo nacional”, diz ainda a nota do São Paulo.

Brasil supera Canadá e vence a segunda na Americup feminina

0


Logo Agência Brasil

Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu segundo triunfo em dois jogos na AmericupW (Copa América feminina) ao derrotar o Canadá, nesta segunda-feira (30) em Santiago (Chile), por 74 a 65. O Brasil havia estreado contra a Argentina, no último sábado (28), com vitória por 71 a 50.

Notícias relacionadas:

Mais uma vez, o destaque do Brasil na pontuação foi a ala Damiris Dantas, que registrou 20 pontos e 14 rebotes (ela havia anotado 24 na estreia). A pivô Kamilla Cardoso, com 19 pontos e 11 rebotes, também brilhou na equipe comandada pela norte-americana Pokey Chatman.

Brasil e Canadá fizeram um confronto com alternância de domínio e equilíbrio ao longo dos três primeiros quartos. Nos últimos dez minutos, a seleção brasileira fez 15 pontos e sofreu apenas cinco, deslanchando no placar até fechar em 74 a 65.

A equipe ainda faz mais dois jogos pelo grupo A da competição. Na próxima terça (1) enfrenta a República Dominicana a partir das 12h40 (horário de Brasília). No dia seguinte, no mesmo horário, o adversário será El Salvador.

Na AmericupW, dez países estão divididos em duas chaves com cinco seleções cada. As quatro melhores de cada grupo avançam ao mata-mata. O campeão da competição garante vaga na Copa do Mundo de 2026, enquanto as equipes que terminarem do segundo ao sexto lugares vão para a disputa do Pré-Mundial.

Luana Silva para em australiana e é vice-campeã em Saquarema

0


Logo Agência Brasil

Pela primeira vez desde 2016, o Brasil terminou a etapa caseira do Circuito Mundial de surfe, conhecido como Liga Mundial de surfe (WSL), sem títulos. Neste domingo (29), a australiana Molly Picklum e o americano Cole Houshmand se sagraram campeões em Saquarema, cidade da região dos lagos do Rio de Janeiro.

No entanto, pelo menos uma surfista brasileira tem o que comemorar: Luana Silva, de 21 anos, derrubou três campeãs mundiais pelo caminho e foi derrotada por Mocklum na final, igualando seu melhor resultado em uma etapa. Ela também foi vice em Beach Bells, na Austrália, neste ano.

Notícias relacionadas:

Luana, que nasceu e cresceu no Havaí, nos Estados Unidos, mas é filha de brasileiros, derrotou a atual campeã do mundo, a americana Caitlin Simmers, na repescagem. Depois, eliminou a australiana Tyler Wright, nas quartas, e outra americana, Caroline Marks, na semi.

Na grande decisão, ela acabou não sendo páreo para Picklum, que venceu por um somatório de 15.00 a 9.23. Luana tentava igualar o feito de Andréa Lopes, que, com o título conquistado na praia da Barra da Tijuca, no Rio, em 1999, até hoje é a única mulher brasileira a sair vencedora de uma etapa do circuito no Brasil.

Com o resultado, Luana aparece em nono lugar na classificação da temporada, com 35.530 pontos. Restam duas etapas para o fim da fase classificatória (África do Sul e Taiti), quando apenas as cinco primeiras seguirão para a disputa das finais, em Fiji, no fim de agosto.

No momento, a quinta colocada é a australiana Isabella Nichols, com 39.865 pontos. Com a vitória em Saquarema, Molly Picklum assumiu a liderança da corrida, com 53.345 pontos.

Final estrangeira no masculino

Entre os homens, desde que a etapa brasileira passou para Saquarema, em 2017, somente surfistas da casa haviam saído com o título. Filipe Toledo venceu três vezes e Adriano de Souza, Yago Dora e Italo Ferreira venceram uma vez cada. Em 2020 e 2021 a etapa não foi realizada devido à pandemia de Covid-19.

No último dia de disputas em Saquarema, Miguel Pupo foi o último brasileiro a resistir na tentativa de estender a sequência vitoriosa do país em casa. No entanto, ele acabou derrotado por Cole Houshmand na semifinal, numa bateria bastante equilibrada, vencida pelo americano por 15.06 a 13.83.

Houshmand avançou para a final, em que derrotou o compatriota Griffin Colapinto, em outra bateria extremamente disputada. A vitória foi por 16.90 a 14.40, e o vencedor se tornou o primeiro estrangeiro desde John John Florence (campeão ainda no Rio, em 2016) a ganhar a etapa brasileira.

No entanto, o campeão ainda aparece em 12º no ranking da temporada, com 29.470 pontos. Colapinto também está fora do top 5 no momento, com 35.080 pontos, em sexto.

Dois brasileiros estariam classificados para as finais pela tabela atual: Yago Dora (segundo, com 43.360) e Italo Ferreira (quarto, com 39.355). O líder é o sul-africano Jordy Smith, com 44.195 pontos.

A próxima etapa tanto para homens quanto mulheres será em Jeffreys Bay, na África do Sul, com janela prevista entre 11 e 20 de julho.

 

PSG goleia Inter Miami e avança às quartas de final da Copa de clubes

0


Logo Agência Brasil

O Paris Saint-Germain, atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, confirmou o favoritismo e goleou o Inter Miami por 4 a 0, neste domingo (29), pelas oitavas de final da Copa do Mundo de clubes da Fifa.

Com o resultado, conquistado com gols marcados todos no primeiro tempo, a equipe francesa aguarda pelo vencedor do duelo entre Flamengo e Bayern de Munique, ainda neste domingo, para saber quem enfrentará na próxima fase. João Neves (2), Aviles (contra) e Hakimi marcaram os gols do PSG.

Notícias relacionadas:

O duelo, realizado em Atlanta, foi dominado pelo PSG desde o começo. Logo aos cinco minutos, o português João Neves abriu o placar de cabeça, completando falta cobrada pelo lado esquerdo do ataque do time francês.

O próprio Neves ampliou aos 38, após erro na saída de bola da equipe norte-americana. Fabian Ruiz apenas rolou para o português completar para o gol.

O terceiro veio logo depois, aos 43. Doué cruzou com força pela direita, e Aviles não conseguiu evitar o desvio para o próprio gol, marcando contra.

O PSG ainda marcou mais um nos acréscimos, quando Hakimi pegou rebote do próprio chute no travessão e estufou as redes do Inter Miami.

Na segunda etapa, com o jogo já resolvido, as atrações ficaram por conta do craque argentino Lionel Messi, tentando marcar um gol de honra, e a entrada de Ousmane Dembélé, que chegou lesionado aos Estados Unidos e ainda não havia estreado na competição. Ele entrou em campo aos 16 minutos, no lugar de João Neves.

 

Bayern vence Flamengo por 4 a 2 e marca encontro com o PSG

0


Logo Agência Brasil

O Bayern de Munique teve atuação segura e derrotou o Flamengo por 4 a 2 neste domingo (29), eliminando a equipe brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo de clubes da Fifa. O destaque dos bávaros em Miami foi o centroavante inglês Harry Kane, autor de dois gols. Pulgar (contra) e Goretzka fizeram os outros gols do Bayern. Gerson e Jorginho (de pênalti) marcaram para o Flamengo. Com o resultado, a equipe alemã avança para enfrentar o PSG, campeão europeu, nas quartas de final do torneio.

O Bayern entrou em campo determinado a deixar o time brasileiro desconfortável. Empregando uma pressão ainda no campo de defesa do Flamengo, o time criou dificuldades na saída de bola e pulou na frente logo no começo.

Notícias relacionadas:

Aos 6 minutos, após uma série de escanteios para o time alemão, a bola foi levantada pela esquerda e Pulgar, inadvertidamente, acabou desviando de cabeça para a própria meta, matando o goleiro Rossi. 1 a 0 Bayern.

O Flamengo mal teve tempo para respirar e sofreu outro golpe. Aos 9, após pressionar na saída de bola, o Bayern retomou a posse e a bola chegou a Harry Kane na intermediária. O artilheiro inglês avançou e chutou de fora da área. A bola desviou de leve em Léo Ortiz e entrou no canto de esquerdo de Rossi. Aos 10 minutos de jogo, o Bayern impôs uma desvantagem de dois gols ao Flamengo.

No entanto, o time carioca não se abateu. Após jogada pela direita, Luiz Araújo finalizou na pequena área e o goleiro Neuer fez defesa espetacular.

O Rubro-Negro seguiu pressionando e conseguiu seu primeiro gol aos 33. Após jogada pela esquerda, a bola sobrou para Gerson dentro da área e o camisa 8 fuzilou a meta de Neuer, que não teve tempo de reação suficiente.

Num primeiro tempo repleto de emoções, a equipe alemã logo respondeu. Aos 41, após bola mal afastada pela defesa do Flamengo, Goretzka dominou e chutou colocado no canto direito de Rossi para voltar a estabelecer a diferença de dois gols.

Após o intervalo, precisando de dois gols para igualar o placar, o Flamengo partiu para cima e conseguiu um pênalti aos 10 minutos. Olise usou os braços para se proteger e desviou a bola dentro da área. Jorginho cobrou, deslocando Neuer e diminuindo a desvantagem novamente.

Após um breve período de estudo, o Bayern acabou respirando novamente. Mantendo-se fiel à estratégia de pressionar a saída de bola adversária, o time recuperou a bola no campo adversário aos 28. Harry Kane foi lançado dentro da área e tocou na saída de Rossi para marcar seu segundo na partida.

O Flamengo, desanimado por não conseguir a igualdade, não conseguiu mais impor dificuldades.

Bayern e PSG agora brigam por uma vaga na semifinal no próximo sábado, dia 5, em Atlanta.

Bortoleto quebra longo jejum brasileiro na F1 e pontua na Áustria

0


Logo Agência Brasil

No topo da classificação, o destaque do GP da Áustria, disputado neste domingo (29) em Spielberg, foi a vitória do britânico Lando Norris, da McLaren. No entanto, ao se olhar para os próximos nomes na classificação final da prova, o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, chamou a atenção ao pontuar pela primeira vez em sua ainda breve carreira na Fórmula 1.

O piloto paulista, de 20 anos, que largou na oitava colocação, teve um bom desempenho e sustentou a posição ao final das 71 voltas. Com isso, somou seus primeiros quatro pontos após 11 corridas. Ele aparece na 19ª colocação no mundial de pilotos. O Brasil não pontuava em uma prova da categoria desde 2017, no GP de Abu Dhabi, com Felipe Massa.

Notícias relacionadas:

“Eu sempre soube que era capaz disso. Não estou na Fórmula 1 por acaso. Estou aqui porque um dia quero vencer. Não vou ficar feliz apenas por somar alguns pontos, sabe? Mas claro que é uma conquista”, disse o brasileiro em declaração ao site oficial da F1.

Durante a prova, a estratégia de pit stops de Bortoleto foi segura e permitiu a ele manter a posição sem maiores sustos e até desafiar o veterano Fernando Alonso, da Aston Martin, que conseguiu segurar a sétima posição e suportar a pressão do brasileiro.

Norris, da McLaren, largou na pole position e, assim como Bortoleto, manteve a posição na bandeirada final. O companheiro de escuderia, Oscar Piastri, que largou no terceiro lugar, trocou de posições com o cidadão de Mônaco Charles Leclerc, da Ferrari, conquistando o segundo lugar e deixando o adversário em terceiro. Na tabela de classificação do campeonato, Piastri é o líder, com 216 pontos, 15 a mais do que Norris.

A próxima parada do circuito já é no próximo fim de semana (4 a 6 de julho), no GP da Grã Bretanha, disputado em Silverstone.

 

Chelsea goleia Benfica e encara o Palmeiras nas quartas nos EUA

0


Logo Agência Brasil

Quem vê o resultado da partida entre Chelsea e Benfica, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de clubes da Fifa, neste sábado (28), pensa que foi um duelo de poucas emoções. Afinal, o jogo acabou com o triunfo por 4 a 1 do time inglês em Charlotte, na Carolina do Norte.

No entanto, o confronto durou praticamente o dobro do tempo esperado, depois de paralisação por ameaça de tempestade e, posteriormente, prorrogação. Com a vitória após 120 minutos de partida e praticamente outros 120 sem a bola rolar, a equipe londrina vai encarar o Palmeiras nas quartas de final, em duelo marcado para a próxima sexta (4), na Filadélfia, a partir das 22h de Brasília.

Notícias relacionadas:

Reece James, Nkunku, Pedro Neto e Dewsbury-Hall (os três últimos já no segundo tempo da prorrogação) marcaram para os Blues, enquanto o argentino Di Maria fez o gol da equipe portuguesa.

Depois de uma primeira etapa de poucos pontos altos, o Chelsea abriu o placar aos 18 minutos da segunda etapa. Em falta pelo lado esquerdo do ataque, Reece James, com pouco ângulo, surpreendeu o goleiro Trubin com uma cobrança fechada direto na meta, em vez de um cruzamento, e a bola parou no fundo das redes.

O gol obrigou o Benfica a sair para o jogo e dar espaços. No entanto, o placar não se alterou. Aos 40 minutos, devido à ameaça de tempestade com trovões, o jogo foi paralisado, e o estádio evacuado.

O jogo ficou paralisado por mais de uma hora. No retorno, nos acréscimos, o Benfica teve um pênalti a seu favor após toque de mão de Malo Gusto. Ángel di Maria cobrou e igualou, levando a partida para a prorrogação.

No tempo extra, no entanto, a equipe portuguesa se viu diante de um problema logo no começo. O argentino Prestianni foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, deixando o Benfica com 10 jogadores em campo.

Se nos primeiros 15 minutos o Chelsea não conseguiu transformar a vantagem numérica em vantagem no placar, na reta final o desgaste físico se fez presente, e os gols saíram. Logo aos três, Nkunku marcou. Seis minutos depois, foi a vez do português Pedro Neto. Por fim, aos 12 da segunda etapa da prorrogação, Dewsbury-Hall deu números finais à partida.

Com o triunfo, o Chelsea tem um reencontro marcado com o Palmeiras, numa repetição do Intercontinental de 2021, vencido pela equipe inglesa.

Flamengo encara Bayern por vaga nas quartas do Mundial

0


Logo Agência Brasil

O Flamengo encara o Bayern de Munique (Alemanha), a partir das 17h (horário de Brasília) deste domingo (29) no Hard Rock Stadium, em Miami, em seu maior desafio até aqui na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, competição que está sendo disputada nos Estados Unidos.

Notícias relacionadas:

O Rubro-Negro da Gávea chega ao confronto, válido pelas oitavas de final da competição, após uma primeira fase sem sustos: com vitórias sobre o Chelsea (Inglaterra) e Espérance (Tunísia) e um empate com o Los Angeles FC (Estados Unidos).

Porém, o desafio que o Flamengo terá neste domingo é o maior encontrado até aqui, como afirmou o técnico Filipe Luís em entrevista concedida após o último compromisso pela fase de grupos da competição: “[O Bayern] é um colosso, um gigante europeu, um time absolutamente dominante nos seus jogos, no seu campeonato nacional. Ele conta com jogadores extraordinários e com um treinador excelente”.

Porém, o comandante do Rubro-Negro da Gávea disse que, para buscar a vitória, não pretende abrir mão da maior qualidade de sua equipe, o futebol ofensivo: “O DNA do Flamengo pede você tentar tirar a bola do pé do adversário, tentar pressionar, propor jogo e ser o mais vertical possível. É isso que tentaremos fazer. Sabemos da qualidade deles e a forma como jogam. Eles tentarão impor o ritmo deles e vamos tentar fazer a mesma coisa. No final, que vença o melhor”.

Quem também apontou um caminho para uma vitória do Flamengo sobre os alemães foi o zagueiro Danilo. O defensor, que já atuou por gigantes europeus como o Real Madrid (Espanha), Juventus (Itália) e Manchester City (Inglaterra), afirmou que a qualidade individual dos jogadores da equipe da Gávea pode ser o ponto de desequilíbrio neste domingo: “O [aspecto] individual conta muito. Em uma partida equilibrada, temos como prioridade cada um não perder os seus duelos. Quando alguém está em um dia mais inspirado no aspecto individual, consegue vencer seus duelos, isso cria muitos desequilíbrios na partida. E é aí que o jogo é decidido. Falamos muito de sistemas e espaço. O futebol realmente evoluiu muito, e para melhor, mas o jogo é o resumo do que acontece nas duas áreas. Na área que defende, que é para não sofrer gols, e na área de lá, que você define o jogo e faz gol. Para isso, pesa muito a individualidade de cada jogador”.