Na manhã desta quinta-feira, 14 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas recebeu a equipe do Núcleo Territorial de Educação (NTE 07) para uma reunião pautada pelo diálogo colaborativo em torno do fortalecimento da Busca Ativa Escolar no município. O encontro reforçou o compromisso da gestão com a escuta qualificada, a troca de experiências e a construção conjunta de soluções para os desafios da educação.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações já executadas pela Secretaria, com destaque para capacitações com técnicos nas escolas e reuniões de monitoramento e a integração destas ações com o Sistema Presença, já que ambos têm objetivos complementares. A equipe do NTE 07 elogiou a postura proativa da gestão e seu compromisso com o acolhimento dessas necessidades.
Como desdobramento deste diálogo, a Secretaria Municipal realizará no dia 18 de agosto uma reunião de articulação intersetorial e na semana seguinte voltará a conversar com o NTE 07 para alinhamento e fortalecimento das discussões Interáreas.
A Busca Ativa Escolar: um desafio estrutural
Na Bahia, a Busca Ativa Escolar é uma estratégia essencial para o enfrentamento da exclusão escolar, agravada por desigualdades históricas que dificultam o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes. Fatores como pobreza, trabalho infantil, violência e ausência de políticas públicas efetivas exigem respostas integradas.
Nesse contexto, a atuação de assistentes sociais nas escolas e a consolidação dos Comitês Intersetoriais fortalecem a escuta entre escola, família, território e políticas públicas, promovendo ações mais eficazes e centradas na garantia de direitos.


A Secretaria reafirma seu compromisso com uma gestão participativa, que valoriza o diálogo como instrumento de transformação, acolhe com empatia e educa com responsabilidade.
Por: Secretaria de Educação
O post Secretaria de Educação recebe NTE 07 em diálogo sobre a Busca Ativa Escolar apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.